Dicas para começar correr

Muita gente tem vontade de correr, mas não sabe como se preparar. Ou, então,  falta aquela forcinha pra começar de uma vez.

E você? Quer iniciar? Confira algumas dicas para você começar correr.

1- Visite um médico

Você não pode, simplesmente, pegar o seu tênis e sair correndo por aí. É muito importante passar por uma avaliação médica e explicar que o seu objetivo é começar a correr. “O teste de esforço (aquele exame em que você caminha na esteira com eletrodos) é a maneira de medir com segurança quais são os limites de cada um no começo da prática”. Além do médico, é importante fazer os treinos acompanhado de um professor, que pode ser um personal trainer ou profissional da área.

2- Escolha um tênis apropriado e use roupas leves

Escolha um Tênis que seja apropriado para corrida: com sistema de amortecimento, que proporcione conforto e se ajuste perfeitamente ao seu pé, evitando assim lesões nas articulações.

3- Escolha o melhor percurso

Os primeiros passos devem ser feitos em um terreno plano (como grama, terra batida ou asfalto) que oferecem mais conforto à musculatura e menor impacto. Também é bom evitar trajetos com muitas subidas e descidas. Ou seja, se o visual da praia é irresistível, é melhor ir pelo calçadão do que pela areia.

4- Comece caminhando

Durante as três primeiras semanas, o exercício deve ficar só na caminhada. “Para quem vai começar do zero, a caminhada oferece mais segurança. O ideal é ganhar ritmo e resistência com risco mínimo”.

5- Intercale caminhada e corrida

A partir da quarta semana, já dá pra sentir o gostinho da corrida. Esse período é chamado de “introdução à corrida”. A ideia é correr, caminhar, correr, caminhar.... Aumentando o tempo de corrida até você sentir que já consegue fazer todo o percurso só correndo.

6- Busque motivação

Ter um companheiro de corrida faz toda a diferença. Correr em grupo, então, melhor ainda. Outra maneira de não desistir é se inscrever em corridas de rua.

7- Mantenha o ritmo

“O segredo para começar a correr sem problemas é regularidade”. O ideal é correr, no mínimo, três vezes por semana. Mantendo esse ritmo, em três ou quatro meses de treino você já pode tentar fazer circuitos de corridas de até 8km. Corridas com mais de 10km exigem, no mínimo, seis meses de preparo.

Boa corrida!

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca