
Já sabemos que o exercício físico trás benefícios ao nosso corpo, e também pode melhorar a função cerebral (cognitiva). A manutenção da saúde cerebral ao longo da vida é um objetivo importante e tanto a estimulação mental (ex., leitura) quanto o exercício são intervenções que podem contribuir para a boa saúde mental. Por essa razão, o exercício diário é uma maneira simples e barata de se ajudar a manter a saúde do sistema nervoso central.
O exercício mantem a saúde neural aumentando o fluxo sanguíneo cerebral e os níveis de fatores do crescimento no cérebro, o que promove a função ideal dos neurônios. Muitos dos efeitos positivos do exercício sobre o cérebro ocorrem no hipocampo, uma região do cérebro que é importante para o aprendizado e a memória. Como o exercício provê benefícios para essa importante área do cérebro, médicos recomemdam o exercício diário para seus pacientes, principalmente os para idosos.
Referências:
SCOTT K. POWERS, EDWARDS T. HOWLEY. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 5 Ed. Barueri – SP – Brasil: Manole Ltda, 2000.
0 comentários:
Postar um comentário