Importância da Prática de Atividades Físicas

Os benefícios que o exercício proporciona ao praticante são muitos. O exercício aumenta a aptidão física, previne diversas doenças, melhora as condições cardiovasculares, respiratórias, a circulação do sangue, o desempenho sexual, o aparelho locomotor, as funções cerebrais e evita o envelhecimento precoce.

E não pára por aí, o exercício físico melhora a força, agilidade, coordenação motora , flexibilidade , postura e a resistência física, que são fatores importantes para o desempenho produtivo do ser humano e que o capacitam a realizar eficientemente as tarefas do dia-a-dia e ainda protegem o sistema cardiovascular.

As pessoas que se exercitam regularmente conseguem minimizar ou neutralizar fatores de risco como a hipertensão arterial, o diabetes, o aumento do colesterol e de outras gorduras no sangue, a obesidade , o estresse, até mesmo os fatores genéticos e o fumo. O exercício quando realizado de forma regular, obedecendo a um programa progresssivo de condicionamento, tem efeito anti-hipertensivo permanente, ajuda no controle do diabetes - diabéticos que têm atividade física regular e programada necesssitam de menor dose de antidiabéticos orais ou de insulina - e constitui potente tranquilizante natural, reduzindo desta forma o estresse.

Além de reduzir o nível de gorduras no sangue, o exercício físico regular aumenta a queima de calorias do corpo, o que combate de forma saudável a obesidade. Os efeitos benéfico dos exercícios físicos são confirmados em todos os trabalhos científicos que avaliam a ação da atividade física sobre o organismo.

O exercício físico é um forte aliado no combate ao envelhecimento físico e mental, pois, oxigena melhor todas as células do organismo, além de contribuir para que a pessoa mantenha uma boa silhueta, uma postura correta e um bom funcionamento das articulações.

E você, ainda vai continuar parado?

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca