Exemplo de Plano de Aula






Instituição:
Disciplina: Educação física
Professor:
Ano:
Turma:
Turno:
Número de alunos:
Data:

PLANO DE AULA

Assunto:
Jogos e Brincadeiras

Objetivo específico:
Vivenciar atividades de forma coletiva e individual desenvolvendo habilidade motora de deslocamento.

Metodologia:
1º momento: No ginásio, reunir a turma em círculo, explicar aos alunos as brincadeiras que serão realizadas na aula.

2º momento: A primeira brincadeira será Sete Pecados. É feita em grupo, e um dos participantes é escolhido para começar com a bola. Ele joga a bola para o alto e, ao mesmo tempo, fala o nome de alguém da turma. Essa pessoa tem que pegar a bola e gritar: "Pare!". Todos os participantes têm de ficar parados onde estão. Quem está com a bola na mão dá sete passos e queima (acerta) quem estiver mais perto. Aquele que levar a bolada ganha um pecado. Se a bola for segurada ganha o pecado quem arremessou. Quem levar sete boladas (ou sete pecados) sai da brincadeira.

A segunda Brincadeira será gavião, galinha e pintinhos. Em um lado da quadra ficará um aluno (representando a galinha (mãe)) no meio da quadra ficará outro aluno (representando o pegador) e no outro lado todos os outros alunos (representando os pintinhos (filhos)). Os “filhos” deverão ir ao encontro da “mãe” sem que o gavião pegue. A “mãe” poderá distrair o gavião. O aluno que for pego voltará ao lugar de origem ou sairá da brincadeira.

3º momento: Reunir todos os alunos sentados em círculo e perguntar o que eles mais gostaram, o que não gostaram, dar oportunidades para que falem, fazendo-as refletir sobre seu progresso com relação ao seu comportamento e atenção durante as atividades.

Avaliação:       
Avaliar as crianças, ouvindo-as, a fim de saber de suas experiências e nível de alcance nas atividades.

Recursos:
Bola.

Referências:
FLOR, Ivan, et al. Manual de Educação Física: Esporte e Recreação por idades. Cultural, 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca