Instituição:
Disciplina: Educação física
Professor:
Ano:
Turma:
Turno:
Número de alunos:
Data:
PLANO DE AULA
Assunto:
Jogos e Brincadeiras
Objetivo
específico:
Vivenciar atividades de forma coletiva e
individual desenvolvendo habilidade motora de deslocamento.
Metodologia:
1º
momento: No ginásio, reunir a turma em círculo, explicar
aos alunos as brincadeiras que serão realizadas na aula.
2º
momento: A primeira brincadeira será Sete Pecados. É feita em
grupo, e um dos participantes é escolhido para começar com a bola. Ele joga a
bola para o alto e, ao mesmo tempo, fala o nome de alguém da turma. Essa pessoa
tem que pegar a bola e gritar: "Pare!". Todos os participantes têm de
ficar parados onde estão. Quem está com a bola na mão dá sete passos e queima
(acerta) quem estiver mais perto. Aquele que levar a bolada ganha um pecado. Se
a bola for segurada ganha o pecado quem arremessou. Quem levar sete boladas (ou
sete pecados) sai da brincadeira.
A segunda Brincadeira será gavião,
galinha e pintinhos. Em um lado da quadra ficará um aluno (representando a
galinha (mãe)) no meio da quadra ficará outro aluno (representando o pegador) e
no outro lado todos os outros alunos (representando os pintinhos (filhos)). Os
“filhos” deverão ir ao encontro da “mãe” sem que o gavião pegue. A “mãe” poderá
distrair o gavião. O aluno que for pego voltará ao lugar de origem ou sairá da
brincadeira.
3º
momento: Reunir todos os alunos sentados em círculo e
perguntar o que eles mais gostaram, o que não gostaram, dar oportunidades para
que falem, fazendo-as refletir sobre seu progresso com relação ao seu
comportamento e atenção durante as atividades.
Avaliação:
Avaliar as crianças, ouvindo-as, a fim
de saber de suas experiências e nível de alcance nas atividades.
Recursos:
Bola.
Referências:
FLOR, Ivan, et al. Manual
de Educação Física: Esporte e Recreação por idades. Cultural, 2012
0 comentários:
Postar um comentário