Você sabe qual é o seu tipo de pisada?

Você iniciante ou que já pratica corrida sabe qual é o seu tipo de pisada?

Essa questão é por muitos esquecida na hora de começar a praticar a corrida, e até mesmo por aqueles que já a praticam a algum tempo. Utilizando o tênis correto para sua pisada você terá mais conforto e evitará lesões.

Quais são os tipos de pisada e como identifica-las.

A pisada Pronada é aquela que se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.


A pisada Supinada é aquela que  inicia no calcanhar do lado externo e se mantem o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.


A pisada Neutra é aquela inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.


E como eu posso fazer o teste para identificar a minha pisada?

Existem o teste de barapodometria que é uma analise computadorizada dos pés esse equipamento foi  desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento. Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico.

Existe também testes mais simple e prático que também podem ser utilizados para descobrir o tipo da sua pisada como colocar o calçado numa superfície plana e ver qual é o lado dele está mais gasto.

Ou também uma terceira opção que é o teste do pé molhado, que você poderá fazer aí em sua casa, a figura abaixo explica como fazer ela foi publicada na contra relógio em Janeiro de 2009.


Clique na imagem para visualizar.

Por isso na hora de escolher um tênis escolha o correto conforme a sua pisada, assim terá mais conforto e irá ajudar a ter um correção da sua pisada. Pratique esporte com segurança.

Está esperando o que? Faça hoje mesmo o teste da pisada.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca