Erros Mais Cometidos nas Academias

Os erros são muito comuns principalmente quando as pessoas são novas e não pedem ou não tem ajuda dos profissionais, e assim fazem exercícios da maneira como acham que é e acabam fazendo de maneira errada acarretando sérias consequências. Muitas pessoas fazem isso para mostrar que sabem fazer, porém muitas vezes elas ficam com vergonha ou por que não soube fazer, ou por que o profissional tentou alertá-la de que não era assim. Quem treina musculação pode cometer erros que comprometem os resultados e ainda acarretam lesões no corpo.
Alguns erros mais frequentes:
Levantar cargas muito altas
Quando escolher os pesos para o seu treino, certifique-se que são adequados ao seu peso e à sua condição física. Evite colocar cargas demasiado altas.

Pular o aquecimento
Basta chegar com atraso na academia para pular uma parte fundamental do treino: o aquecimento. É um erro primário, mas muito comum por falta de tempo ou mesmo “preguiça”. Não se esqueça que os músculos necessitam de tempo para se adaptar às exigências físicas do treino, daí a importância do aquecimento antes da sessão. Cinco a dez minutos podem ser suficientes.

Rápida velocidade de execução
Um dos erros muito frequente nas academias é fazer as séries muito rápido, sem controlar o movimento e a respiração. O correto é fazer as repetições lentamente e controlar o movimento principalmente na hora da descida (fase excêntrica). A realização de movimentos de modo muito rápido e descontrolado pode implicar lesões a nível dos músculos e dos ligamentos, pois as tensões geradas são muito altas. A velocidade de execução ideal é lenta: 4s por repetição.

Pouca frequência aos treino
Treinar forte uma semana e depois ficar a outra sem fazer nada é uma péssima ideia. Alterações frequentes no ritmo dos treinos diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios. Procure não faltar aos treinos.

Má postura
Uma postura incorreta anula os resultados do treino e pode originar vários tipos de problemas, desde lesões musculares, dores nas costas ou tendinites. A postura não é uma preocupação exclusiva de modalidades como yoga ou pilates, apesar de ser tema recorrente nestas aulas. Em qualquer espaço, o alinhamento corporal deve ser devidamente valorizado.

 Não obedecer as mensagens do corpo
Às vezes, a vontade de entrar em forma é tanta que ignoramos tonturas, dores musculares e mal-estar. Cuidado, pois o exagero só leva a lesões. Se você se sentir algum mal-estar, diminua o ritmo e procure orientação na academia.

Esquecer a hidratação
É um erro esperar até ter sede para se hidratar. A sede já é um sinal de desidratação, e trazem consequências a nível de diminuição do seu rendimento físico. Hidrate-se antes, durante e depois do treino.

Não variar o treino
Ao realizar sempre os mesmos exercícios, seu corpo não se sente mais desafiado. Assim, o condicionamento mantém-se o mesmo e você pode ter lesões por esforço repetitivo. Então, vale variar o treino. Assim, o esforço varia e seu corpo mostrar resultados.

Não controlar a alimentação
Treinar sem comer nada aumenta o risco de uma hipoglicemia e faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Mas se você se exercitar de estômago cheio também poderá lhe trazer um mal-estar.  Antes do treino pode-se consumir um pouco mais de carboidrato, dando preferência as frutas e produtos integrais, após o treino o ideal é consumir proteínas e carboidratos simples.
“Já que me matei de malhar, vou poder comer o que eu quiser”. Errado, e pode levar até ao aumento de peso. A alimentação deve ser equilibrada e deve estar aliada aos treinos, para que você obtenha os resultados esperados na academia.

Grandes intervalos entre as séries
Demora demasiada entre uma série e outra conversando calmamente com o amigo, com o treinador, se olhando no espelho. É importante respeitar os intervalos entre as séries de musculação. Em média os intervalos são de 30 a 45 segundos. É preciso adequar tanto às cargas e números de exercícios quanto o tempo e tipo de recuperação. Como não existe um padrão que se encaixe a todos, é sempre necessário a orientação de um profissional qualificado para não jogar dinheiro e nem tempo fora.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite Nossa Biblioteca